top of page

Entendi que o ego não é real, e aí?

"E aí?" é uma pergunta que ainda vem através da nossa identificação com o ego. O nosso ser real não pergunta "e aí?"


Quando entendemos um conceito espiritual apenas no nível intelectual, existe um grande risco de confundir o entendimento com a realização. O entendimento acontece no nível dos pensamentos. Ele é como uma simulação da realidade, uma tentativa de objetificar o não objetificável, de fragmentar o indivisível. Pensamento e linguagem inevitavelmente criam dualidade. Por exemplo o conceito de bom não faz sentido sem a ideia de mal.


Já a a realização de que o ego não é real é diferente. Ela é vivencial, intuitiva e direta. É mais simples e muito mais profunda do que possamos imaginar. O ego apenas existe em forma de pensamentos que vem e vão. Ele é constituído por processos cognitivos. O ego não é real no sentido de que ele não é uma entidade autônoma e separada. Ele existe como uma função da consciência para navegar no mundo dos fenômenos.


Quem somos de verdade é o campo consciente dentro do qual o a função do ego se desdobra e é percebida. Somos o puro conhecer dos fenômenos que nos atravessam em forma de pensamentos, sensações, emoções e percepções.


Para ter uma clareza maior e desfrutar da potência libertadora da realização da nossa real natureza, as palavras não são suficientes. O convite aqui é de se permitir relaxar todo o esforço de entender ou controlar a nossa experiência e imergir a atenção dentro da consciência repousando em si mesma.


Esse ato de autoconhecimento ou auto investigação não requer esforço, mas ao mesmo tempo é necessário um grau de interesse genuíno para descobrir quem somos e se permitir descansar dentro dessa descoberta.


Molhar os seus pés dentro do oceano da nossa existência indivisível e inefável pode ser libertador, mas passa rápido. É totalmente outra vivência quando mergulhamos por inteiro e nos sentimos um com o oceano, até que passamos a nos perceber mais como oceano do que como um ego em busca da verdade.


Quando você realiza o que você é, essa pergunta "e aí?" não faz mais sentido. Pois você descansa como o campo consciente onde todas as perguntas e respostas são percebidas.


~ Miho Mihov

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Whatsapp Despertar na Prática
bottom of page