top of page

Para que serve uma relação consciente?

Para que serve uma relação consciente?


O nosso ego adora pensa em termos utilitários. Para que serve isso, qual é a funcionalidade daquilo...


Quando falamos de relação consciente, a nossa persona (ego) num primeiro momento fica interessada, porque acha que terá alguns benefícios especiais.


Só que na medida em que vamos aprendendo sobre a arte de nos relacionar, vamos entendendo que a identificação com o nosso ego só atrapalha.


Quando acreditamos que somos uma pessoa separada e limitada inevitalmente vamos sentindo um senso de insuficiência, inquietação e medo. Essa sensação de escassez interna gera projeções e expectativas sobre o outro que geram certos apegos, aversões e estratégias de manipulação e controle. 


Percebendo e agindo a partir desse olhar desconectado da nossa essência, nós buscamos uma constante auto-afirmação através de doses diárias ou semanais de dramas e conflitos. Esse tipo de dinâmica é bastante cansativa, frustrante e inconsciente, o que acaba gerando relações não autênticas e sofridas. Esse processo é familiar para você?


A meu ver, uma resolução realmente satisfatória pode ser vivenciada através da consciência de quem nós realmente somos por trás das máscaras e papéis sociais. Nos conhecer profundamente é um aspecto essencial para cultivar relações conscientes.


Uma relação consciente serve como espelho das nossas sombras e da nossa luz. Ela não é nada confortável para o ego pois ela mostra claramente as ilusões e os equívocos da nossa mente.


As relações conscientes podem se manifestar entre parceiros de vida, entre parentes e filhos, entre amigos e colegas, entre estudantes e professores, entre seres humanos e a natureza.


Elas não servem para preencher o buraco do ego. Elas nos desafiam para que possamos crescer, amadurecer a maneira que lidamos com nossas emoções, expandir a nossa visão e despertar para a nossa real natureza.


O seu ego não ganha nada com isso, mas o seu Ser celebra e ama os encontros verdadeiros a cada momento.


Miho Mihov

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Whatsapp Despertar na Prática
bottom of page